quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os portadores do sobrenome Hagedorn, notáveis, pelo mundo

1)Friedrich von Hagedorn (23/04/1708-28/10/1754) (Poeta Alemão)

“Friedrich von Hagedorn nasceu em Hamburgo e lá faleceu. Seu Pai foi Ministro da Dinamarca, e era um homem de interesse nas ciências e na literatura. Portanto pela sua casa em Hamburgo, costumavam transitar quase todos os expoentes da literatura alemã daquele tempo. Aos 14 anos perde o pai, e naturalmente a família perde poder e influência. Fez seus estudos secundários em Hamburgo, mas em 1725 ingressa como aluno do curso de Direito da Universidade de Jena. Retorna a Hamburgo em 1729, onde recebe a indicação para Secretário Particular (sem direito a pagamento) do Embaixador da Dinamarca em Londres, cargo em que permaneceu até 173, quando então retornou a Hamburgo. Viveu então um momento de muitas dificuldades financeiras, beirando mesmo a pobreza. Porém em 1733 foi nomeado secretário do assim chamado “English Court” (Englischer Hoff) em Hamburgo, uma companhia comercial fundada no século 13. Logo depois ele casa-se, e a partir de então dedica-se com maior intensidade a literatura até seu falecimento.
Hagedorn foi o primeiro dos poetas alemãs que participou da recuperação de seu país, após a devastadora Guerra dos Trinta Anos. Ele é eminentemente um poeta social. Seus poemas de amor, plenos de luz e graça são anacrônicos. Com sua incrível “joie de vivre”, introduziu novas informações ao lirismo alemão, suas fábulas e contos em versos apesar de serem muito inferiores, são muito mais interessantes que as do mestre na arte da fábula: La Fontaine. Suas moralizações na arte poética re-editam a filosofia de Horácio. Ele passará a exercer uma forte influência sobre todos os poetas líricos alemães do século 18.
A primeira coletânea de poesias de Hagedorn foi publicada logo após seu retorno de Jena em 1729, sob o título “Versuch einiger Gedichte” (re-editado por SAUR, Heilbron, 1883). Em 1738 aparece “Versuch in poetischen Fabeln und Erzählungen”, em 1742 uma coletânea de seus poemas líricos, sob o título “Sammalung neuer Oden und Lieder” e “Moralische Gedichte em 1750. Em 1757, após sua morte, foi publicada a primeira coletânea de suas obras completas. A melhor edição é a de J.J. Eschenburg (5 vol., Hamburgo, 1800). Uma seleção de seus poemas com excelente introdução de F. Muncker foi publicada em “Anakrentiker und preussisch-patriotische Lyriker” (Stuttgart, 1894). Vale apenas também conhecer de H. Schuster “F. com Hagedorn und seine Bedeutung für Deutsche Literatur” (Leipzig, 1882), W. Eigenbrodt “Hagedorn und die Erzählung in Reimversen” (Berlin, 1884).” Tradução do Autor.

In: http://en.wikipedia.org/wiki/Friedrich_von_Hagedorn - 30/10/2011 – 17:15Hrs.


2)Hans Christian Hagedorn (1888/1971)

“O ‘Hagedorn Research Institute’ é um instituto independente afiliado ao Laboratório NOVO NORDISK A/S. Suas pesquisas estão focadas em diabetes e endocrinologia. Breve história: pouco depois da descoberta da insulina por Banting e Best em 1921, o Professor August Krogh (1874-1949), Prêmio Nobel em Fisiologia e o Dr. Hans Christian Hagedorn (1888-1971), um jovem estudioso da diabetes, obtiveram os direitos dos descobridores da insulina em Toronto/Canadá, para produzirem a mesma na Escandinávia. Assim sendo unidos a Thorval e Harald Pedersen, formaram a base da instituição do laboratório de insulina da Nordisk em 1923.
August Krogh, Hans Christian Hagedorn e o farmacêutico August Kongsted obtiveram os favores reais para o estabelecimento de uma organização sem fins lucrativos. No mesmo ano foi inaugurado a “Nordisk Insulin Foudation”, com o intuito de dar suporte a uma instituição na área de fisiologia e endocrinologia, sobretudo pesquisas relativas ao diabetes nos países escandinavos.
Enquanto isso, em 1925 Thorwald e Harald Pedersen, passaram a competir iniciando o “Novo Terapeutisk Laboratorium”. As pesquisas clínicas e de base eram produzidas à partir do “Steno Memorial Hospital” e do “Hagedorn Research Laboratory”, que já era reconhecido internacionalmente em 1983, sob a designação de “WHO Collaborating Center for Research and Training on Pathogenesis of Diabetes Mellitus”. Em 1992, o “Hagedorn Research Laboratory”, passou a ser renomeado de “Hagedorn Research Institute”, para dar ênfase ao seu mandato direto e independente, enquanto instituto devotado a vanguarda e interdisciplinaridade da pesquisa básica sobre Diabetes.
Desde 1995, o “Hagedorn Research Institute” é parte do sistema de Saúde, Tratamentos e Descobertas do “Novo Nordiks A/S”. E para propiciar uma maior aproximação entre as pesquisas básicas e as descobertas, a maioria do cientistas do Instituto contribuem, dedicando seu tempo e sua “expertise” aos projetos de descobertas científicas, voltadas ao tema.”
Tradução de Loreno Luiz Zatelli Hagedorn
In: www.http://hagedornresearchinstitut.com por internet 12/09/2011 – 18:46 Hrs.

3)Horace Hagedorn (18/03/1915 – 31/01/2005)

“Faleceu em 2005, em sua casa em Sands Point, N.Y. Iniciou seus negócios, com uma ousada ação de venda de sementes de planta leguminosas e flores para jardim, por remessa postal, através de sua empresa de jardinagem, que sua esposa chamou de “Miracle Gro”, localizada na “Madison Avenue”.
Desta forma atingiu em cheio um cliente em potencial de origem suburbana, ávido por deixar seus jardins floridos. Dessa maneira iniciou o que hoje é a maior empresa produtora de sementes de couves, repolhos, cantalupos e dálias. Seu negócio de jardinagem é atualmente estimado em 35 bilhões de dólar e a “Miracles-Gro” movimento estimativamente, cerca de 85%, desse mercado.
Hagedorn orquestrou o crescimento de seu produto, com a genialidade em marketing que lhe era inata. Ele contratou Norman Rockell para desenhar as propagandas que chegavam à casa dos clientes, e contratou ao ator James Whitmore, cuja credibilidade oferecida pelo seu semblante sério, sugeria a seriedade aos fazendeiros que ele queria atingir através de seus comerciais na televisão. Ofereceu um prêmio de 100.000 dollar, a quem produzisse o maior tomate do mundo, utilizando uma “determinada” semente.
Os pacotes verde e amarelo que ele vendia, passaram a ser tão famosos que outras companhias, incluindo a AT&T e a Hyndai, utilizaram-se deles adicionando-os aos seus produtos. Espertamente Hagedorn não vendia a eles nada enquanto eles não conseguissem falar corretamente “Miracle-Gro”. “Ele era um verdadeiro negociador” disse dele seu filho James, com muito carinho e afeição. “era um verdadeiro vendedor de sonhos”. Sua capacidade de negociar deixou Hagedorn como o mais importante acionista da empresa com 43 porcento das ações e ocupando 3 dos 11 postos de comando da mesma. Horace era o vice-presidente do conselho diretivo e James e presidente da empresa.
Com seu falecimento James passou a acumular também ao conselho diretivo ao seu cargo de chefe do executivo. Horace nasceu em 18 de março de 1915, em Manhattan, onde seu pai era agente imobiliário. Graduou-se na Universidade da Pennsylvania quando iniciou sua carreira vendendo anúncios para o rádio. Nesta época produziu o drama radiofônico chamado “The Big Story”, uma série sobre crime. Em seguida passou a trabalhar numa pequena agência de publicidade em Manhattan, enquanto ele estabelecia com Martin Small, um celebrado homem de publicidade, sobre sua invenção dos desodorantes roll-on. Horace disse que Smal lhe disse em cinco palavras como conseguir um milha de dollar: “Encontre uma necessidade e preencha-a”. “Eu disse ao Martin, mas essas são seis palavras!”, Horace disse numa entrevista ao “The Washington Post” em 2002, “E ele me disse: então eu menti”.
Certa vez, em meado de 1940, Otto Stern, um enfermeiro alemão que trabalhava em Geneva, NY, entrou porta adentro pessoalmente e solicitou a ele que adquirisse tempo de publicidade no seu programa radiofônico “Rambling with Gambling” na “WOR-AM” em Nova York, um dos shows mais importantes durante um longo período nos Estados Unidos. Stern odiava usar o telefone, porque tinha um forte acento alemão o que dificultava às pessoas de compreendê-lo. Stern vendeu plantas e árvores pelo correio e elas chegaram em péssimo estado.
Ambos, ele e Horace, tiveram então a idéia do fertilizante, uma vez que havia lido à respeito do trabalho produzido por um professor de Universidade de Rutgers, O. Wesley Davidson, um especialista em orquídeas. Eles o contrataram como consultor técnico para desenvolver um fertilizante solúvel em água. Os ingredientes não eram inteiramente misteriosos, porque os fabricantes de fertilizantes eram obrigados a listar as porcentagens de nitrogênio, fósforo, potássio e outros traços de elementos que compunham os mesmos. Porém, o produto em pó era mais fácil de ser transportado e armazenado, contudo os produtos misturados com água e outros ingredientes úmidos são secretos. “Nós estávamos no lugar certo, na hora exata”, disse Horace em uma entrevista ao “The New York Times” em 1993. Ele citou o “boom” da construção de casas após a II Guerra Mundial, e a conseqüente demanda por produtos de jardinagem. Peggy, esposa de Horace, sugeriu o nome “Miracle-Gro”, e a companhia foi fundada em 1950. No ano seguinte, Stern e Hagedorn, cada um deles investiu U$ 2.000 para comprar um anúncio de pagina inteira no “The New York Herald”.
O anúncio que Horace escreveu misturava com sua propaganda palavras e frases de cunho científico sobre coisas como radioatividade, isótopos e prometia o crescimento luxuriante das plantas. Em três dias eles venderam dez vezes o valor do custo dos anúncios. Após quatro anos, as vendas da “Miracle-Gros” ultrapassava o valor de U$ 500.000 anuais, e Horace decidiu abandonar uma carreira de sucesso na publicidade pelo trabalho de tempo integral na “Miracle-Gro”. Ele comprou a arte de Stern em meados de 1980, alguns anos antes que este falecesse. A estratégia de Horace era utilizar a publicidade em televisão, e realizar a venda através da sua emergente cadeia de varejo, e achou que este seria seu melhor caminho, ao invés de continuar vendendo da forma original, que proporcionava a mistura de uma colher de grânulos verdes com um litro d’água. Seus empregados entregavam um manual sobre como distribuir o fertilizante através da mangueira do jardim. Horace não contava apenas com sua própria experiência elaborando o marketing para a venda de seus produtos, mas contava com pequenas empresas na manufatura de alguns produtos que produziam, além das embalagens e distribuição dos mesmos. Foi o pioneiro do que poderíamos chamar de “empresas virtuais”, ou seja, empresas que existem para fazer sucesso em sua área, conforme lembra seu filho.
Quando Horace fundiu sua empresa com SCOTTS, ele deixou muito de seu estoque para as crianças. Ele tomou U$ 50 milhões pessoalmente que investiu em ações de caridade. Entre os vários presentes, muitos para as causas das crianças, ele contribuiu com a “Hofstra University’s School of Education”, que hoje leva seu nome, e para “Adelphi University’s, escola de comércio, que também leva seu nome. Menos de um ano após esposa Peggy falecer em 1984, ele estava lendo anúncios de sua empresa num jornal, quando encontrou um especial sobre uma mulher que gostava de ler e vender catálogos de sementes, e que seria sua nova paixão. Ele respondeu através do representante da “Miracle-Gro”, e logo ele e a professora da escola pré-jardim-de-infância, estavam casados. Ela sobreviveu a ele com o filhos dele James, Peter, Robert e Paul; e suas filhas Susan e Kate; 22 netos; e 5 bisnetos. Apesar seu sucesso onde quer que ele investisse, não importando quanto generoso ele fosse com a “Miracle-Gro”, Horace jamais conseguiu produzir no seu próprio jardim tomates que fossem maiores que três libras. Já o recorde mundial dessa produção aponta para tomates com sete livras e doze onças.” Tradução do Autor. In: New York Times, February 1st 2005 Obituary by Douglas Martin.

4) Bob Hagedorn (Senador Democrata americano pelo estado de Colorado - Distrito 29, residente em Denver)
5) Hermann Hagedorn (1882/1964) (Autor e Biógrafo norte-americano)
6) Hermann Hagedorn (1884/1951 (Professor e Poeta patriótico alemão)
7) Jessica Hagedorn (*?/1949) (Escritora felipino-norte americana)
8) Karl Hagedorn (1922/2005) (Pintor alemão)
9) Karl Hagedorn (1889/1969) (Pintor alemão)
10) Edward Hagedorn (1902/1982) (Pintor e água-fortista norte-americano)
11) Augusto Hagedorn (1889/1969) (Deputado alemão do SPD)
12) Bettina Hagedorn (*?/1955) (Política alemã do SPD)
13) Britt (Reinecke) Hagedorn (*?/1972) (Diretora alemã de cinema)
14) Christian Ludwig Von Hagedorn (1712/1780) (Crítico de arte, colecionador e diplomata alemão)
15) Fred Hagedorn (1875/1940) (Jurista, proprietário rural e político alemão)
16) Verena Hagedorn (*?/1982) (Jogadora alemã de futebol)

From: http://en.wikipedia.org/ 25/08/2011 – 14:45 hrs.

17) Al Hagedorn Jr. (1913-2/10/1996) Obituário

Editor do Jornal Real Estate Weekly/NY/USA “...Centenas de membros ativos e amigos reuniram-se Segunda-feira para lembrar Alfred Hagedorn Jr., co-fundador e Editor do ‘Real Estate Weekly’, que faleceu em Setembro, 23 no ‘Saint Francis Hospital’ em ‘Long Island’, vitima de complicações que se seguiram a uma cirurgia. Hagedorn, 83 anos, que fundou o jornal em 1955 com seu irmão, Charles, foi editor ativo até sua morte. Sob a regência cuidadosa de Alfred (Al), o ‘Real Estate’ se transformou num verdadeiro periódico, quase uma instituição novaiorquina, conhecido por todos quase que como uma bíblia, como muitos o chamavam, da insdustria. Nascido em 1913 filho de uma família sulista de emigrantes que chegaram aos Estados Unidos em 1830. Sua mãe, por exemplo, recebeu uma comenda das mãos do próprio Presidente Lincoln, após haver escapado dos Confederados no infamante episódio da Prisão Libby... Reimpresso do Real Estate Weekly, Otubro, 2, 1996”. Tradução do Autor. From: http://www.thefreelibrary.com/Al+Hagedorn,+Jr.,+publisher,+dies+at+83.-a0149515721 07/10/2011 – 16:35 Hrs

Os Hagedorn’s no Mundo, uma tentativa de reunião Via Facebook

Adriene Hagedorn; André Luiz Hagedorn Fossile; Angelika Hagedorn; Anna Hagedorn; Bill Hagedorn; Bryon Hagedorn; Carol Hagedorn; Caroline Hagedorn; Chelsy Hagedorn; Chris Hagedorn; Christian Hagedorn; Christina Hagedorn; Conradin Hagedorn; Cynthia Hagedorn; Danilo Hagedorn; Debbie Hagedorn; Fabian Hagedorn; Felix Hagedorn; Frank Hagedorn; Gerd Hagedorn; Hanna Hagedorn; Heike Hagedorn; Holger Hagedorn; Ianka (Hagedorn) Koslicki; Ina Hagedorn; Jacob Hagedorn; Jason Hagedorn; Jeanete Hagedorn; Jef L. Hagedorn; Jillian Hagedorn; Josh Hagedorn; Julia Hagedorn; Kathryn Hagedorn; Kristina Hagedorn; Kurt Hagedorn; Loreno Luiz Zatelli Hagedorn; Magdalene Hagedorn; Mario Hagedorn; Matt Hagedorn; Michael Hagedorn ; Monique Hagedorn; Ole Hagedorn; Rachel Hagedorn; Rosemary Hagedorn; Sabrina Hagedorn; Sebastian Hagedorn; Shayne Hagedorn; Tamac Hagedorn; Tanya Hagedorn; Tyler Hagedorn; Vance Hagedorn; Loreno Luiz Zatelli Hagedorn; e outros provavelmente não alcançados pelos levantamentos deste último.

Nenhum comentário: